Empresas siderúrgicas são responsáveis por lançar metano e dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo diretamente para o efeito estufa. Em um momento de mobilização global para brecar o aquecimento global, a pauta da sustentabilidade é mais importante do que nunca no setor.
Para reduzir as emissões de carbono, a Usiminas vem desenvolvendo iniciativas em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, capazes de diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Considerado o maior do gênero na indústria siderúrgica da América Latina, o órgão localizado na usina de Ipatinga, no Vale do Aço, acaba de celebrar 50 anos.
“Ao longo desses anos, sempre buscamos o aprimoramento do negócio e o desenvolvimento de produtos patenteados”, explica Sergio Leite, diretor-presidente da siderúrgica. Segundo o desafio da descarbonização é ainda mais completo para um setor tão tradicional na economia.
Ao NegNews, Leite fala também sobre as propostas da companhia para inovar nos próximos anos e as mudanças no setor da siderurgia nos últimos tempos.
– Ouça a entrevista aqui
https://anchor.fm/negnews/episodes/Usiminas-prope-iniciativas-sustentveis-para-mudar-o-setor-da-siderurgia-e19rfgh/a-a6rds4e
Fonte: Época
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 09/11/2021
Fonte: https://www.infomet.com.br/site/noticias-ler.php?cod=161790&et=&emsg=&ecmp=&bsc=&frm=1&new=1