Empresários devem ficar atentos aos legados da pandemia e planejar as vendas natalinas
O ano de 2020 já está acabando. E, mesmo com tanta dificuldade, empresários de micro e pequenas empresas se adaptaram à pandemia, ampliaram as vendas online, e agora retomam, aos poucos, as atividades presenciais, com a abertura de seus estabelecimentos. E o Natal é a data mais esperada, servindo de momento ideal para reforçar a confiança e retomar as vendas. Para ajudar os empreendedores, o Sebrae/ES pensou em cinco dicas fundamentais que vão contribuir com o comércio de final de ano.
1. Já venha com a solução
Não tem quem não adore uma solução! Às vezes, nem sabemos que temos um problema e só percebemos quando a solução já está na nossa frente. E ser empreendedor é se antecipar! Por isso, oferecer soluções rápidas para as necessidades dos clientes é uma ótima maneira de fazê-lo voltar. Por exemplo: ofereça pequenas listas com sugestões de presentes, pois muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares. Essas listas podem estar disponíveis na loja, com os atendentes, ou disponibilizadas nas redes sociais, sempre apresentando quais são os benefícios do seu produto. Sem nem perceber, o cliente vai se sentir mais acolhido. Outras opções são os vales-presente, ótimos para quem não sabe o que comprar para o amigo ou parente; assim como os kits promocionais, já apresentando opções de presentes variados, que atenda a diferentes demandas.
2. Fidelidade com o cliente faz toda a diferença
O Natal, sem dúvida alguma, é uma grande oportunidade para aumentar as vendas, especialmente depois de um ano tão difícil. Mas é possível aproveitar a data para também criar relações duradouras com os clientes. Para isso, o melhor caminho é manter a qualidade no atendimento, com serviço impecável organizado e atencioso, ajudando o cliente em tudo que ele precisar. Esse carinho a mais dará uma experiência de compra diferenciada. Mas ser atencioso não significa ficar indo atrás do cliente, senão vira perseguição. O melhor caminho é sempre o da educação!
3. Descontos, ofertas e muito diálogo
O ano de 2020 já não foi fácil. E no Natal a gente não quer esquecer de presentear ninguém. Mas nem sempre cabe todo mundo dentro do bolso. Para isso, pensar no cliente é também pensar em estratégias que atendam a sua realidade financeira. Descontos e ofertas são boas formas de estimular o consumo, além de poder ser uma ótima chance de se aproximar, ainda mais, na relação com o cliente. É a chance de dialogar e de achar um caminho agradável para ambos, e sem perder a venda.
4. Decorar faz muita diferença
É Natal. E o que não falta é material que ajude a deixar o estabelecimento ainda mais atrativo para as compras de final de ano. O espírito natalino deve estar presente, tanto na sua loja física quanto nos seus canais de vendas digitais. Sim, porque esse clima especial, do Natal, vira atrativo e emociona. É envolvente!
5. Treinamento especial para um fim de ano especial
Não adianta fazer um bom planejamento e deixar seu consumidor insatisfeito. Com as festas de final de ano, muitas empresas ampliam o quadro de funcionários para conseguir atender a todos os clientes. Mas não dá para esquecer do treinamento da equipe, que também precisa ter atenção especial. Faça uma capacitação com todos os empregados, tanto na forma que devem atender aos clientes, quanto do que a empresa pode fazer para ajudar na efetivação da compra. Todos os funcionários devem conhecer a empresa e saber dos seus produtos e serviços disponíveis.
E uma dica bônus: não esqueça que, logo depois do Natal, tem o Ano Novo. Promova ações que estendam as vendas até o último dia do ano. E isso pode ser feito com a ajuda de promoções pós-feriado ou, ainda, com o envio de e-mails personalizados para os clientes. Outra oportunidade é aproveitar o período tradicional de trocas de presentes, respeitando o prazo decidido pelo seu estabelecimento, para expandir as relações da empresa e ampliar as vendas.