A ArcelorMittal Pecém e a Universidade do Ceará (UFC) iniciaram uma parceria que contempla desenvolvimento de novos produtos e sistemas em prol da sustentabilidade ambiental com foco em energias renováveis.
O primeiro passo foi um Workshop sobre Energias Renováveis realizado pela siderúrgica com a Universidade Federal do Ceará (UFC) em meados de outubro. No encontro com mais de 60 pessoas das duas entidades o objetivo foi traçar um caminho em direção a um futuro mais limpo e sustentável, de acordo com a ArcelorMittal.
O CEO da companhia, Erick Torres, destacou o potencial da parceria e diz que acredita na capacidade de criar soluções que a academia tem. “Estamos buscamos o desenvolvimento da sociedade, que faz parte dessa evolução junto com a ArcelorMittal. Essa é a jornada até a descarbonização, com a neutralidade em 2050”, afirmou o gestor.
Torres ainda ressalta a importância de ver a empresa junto à academia. Foram apresentados 15 trabalhos de pesquisadores da UFC relacionados ao uso de Hidrogênio, Biocombustíveis, Energia Solar, Biomassa, Coprodutos, Energia Eólica e Ondas/Marés.
A gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, Márcia Spelta, também considera que parceria tem forte potencial.
“Estamos com uma expectativa muito grande de adquirir conhecimentos, de desenvolvimento de mão de obra e também de avançarmos em pesquisas que possam gerar novos negócios. A ideia do workshop foi para conhecermos as linhas de pesquisa da universidade e os pesquisadores. Agora é dar início aos projetos e termos sucesso em todos”, detalhou.
Academia
Pelo outro lado, a professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, vê que a parceria da instituição com a ArcelorMittal é fundamental nesse momento em que o mundo inteiro vislumbra uma transição energética rumo a menos emissões de carbono na atmosfera.
Para ela, essa aproximação da ArcelorMittal é o reconhecimento de que a inteligência instalada na Universidade pode ajudar a atingir as metas da empresa – que são bem ambiciosas – de reduzir suas emissões em 25% até 2030 e em 50% até 2050.
“Para isso, realmente é preciso fazer um trabalho coordenado entre o centro de pesquisa da própria empresa junto com as pesquisas que estão na fronteira do conhecimento e que são realizadas na Universidade”, pontua.
Outras iniciativas
Em setembro, o CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, foi recebido pelo Prof. Custódio Almeida, reitor da UFC, pelo Prof. Carlos Almir conversaram sobre a importância do fortalecimento e ampliação dos vínculos entre as instituições, segundo a empresa.
No mês anterior a ArcelorMittal Pecém patrocinou a participação de alunos de graduação do curso de Engenharia Metalúrgica da =UFC no Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, Materiais e Minas (Enemet), dentro da ABM WeeK 2023, evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.
Além da criação do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica da UFC para atender ao projeto de instalação da unidade Pecém da AcelorMittal.
Fonte: O Povo
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 26/10/2023